A Secretaria de Saúde de Colinas do Tocantins, através da Diretoria de Atenção Básica, iniciou nesta segunda-feira, 07, o Programa Saúde na Escola (PSE). Este ano a ação pretende atingir cerca de 5500 crianças entre 5 a 10 anos de idade. No primeiro dia de trabalho foram realizadas visitas das equipes das UBS nas escolas, já nesta terça, 08, as enfermeiras de cada Unidade deverão marcar as datas das ações em cada escola.

Os profissionais de Saúde estarão em diversas escolas municipais e estaduais para realizar testes oculares, antropométricos, verificação da situação vacinal e avaliação bucal das crianças. O objetivo é verificar se o peso, as medidas e a pressão arterial estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O Programa trabalhará ainda a prevenção à hanseníase, geo-helmintíase e tracoma, neste objetivo, as crianças serão avaliadas para verificar a existência de manchas na pele, farão um exame ocular para diagnosticar o Tracoma e receberão uma dose de vermífugo.

O PSE possibilita que profissionais da saúde e da educação trabalhem juntos, proporcionando aos educandos melhoria na qualidade de vida. Segundo o Ministério da Saúde, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Conforme cronograma que está sendo elaborado pelas Secretarias de Saúde e Educação, as equipes compostas por enfermeiro e agentes de saúde, irão atender 22 escolas no município.