O Governador Mauro Carlesse (PHS), acompanhado da sua esposa Fernanda Mendonça, esteve nesta terça-feira, 25, em Gurupi, onde participou de uma grande caminhada que teve início na Avenida S-15 (em frente à caixa d’água da Saneatins) e seguiu até a Praça da Bíblia. Na ocasião, o candidato da coligação Governo de Atitude destacou que Gurupi é o seu berço político e afirmou que vem trabalhando para que a saúde do município seja referência não apenas para a região sul do Estado, mas para todo o Tocantins.

“Desde que assumi a gestão dei andamento às obras do Hospital Geral de Gurupi [HGG], que estavam praticamente paradas, estamos finalizando a reforma e ampliação do Hospital Regional [HRG] e determinei ao secretário de Saúde que organize a implantação de dez leitos de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] infantil. Além disso, estamos realizando aqui o Opera Tocantins, que vai zerar a fila de demanda por cirurgia eletiva em Gurupi e no Estado”, disse Carlesse.

Carlesse destacou que apenas com a reforma e ampliação do HRG, o hospital vai ter sua capacidade de leitos de UTI 100% ampliada. “A unidade ganhará dez novos leitos de Unidade Terapia Intensiva [UTI], dobrando sua quantidade, já que o hospital conta com outros dez leitos. Além da ampliação dos leitos de UTI, o HRG também ganhará dez leitos de UCI [Unidade de Cuidados Intermediários]. Também está em fase de finalização a adequação e melhoria da estrutura física do Pronto Socorro da unidade”, afirmou.

Outras ações

Carlesse lembrou também outros investimentos que sua gestão está fazendo em Gurupi. “Estamos investindo R$ 1,2 milhão na reativação da Fábrica de Cadeiras de Rodas, em Gurupi. Além disso, o município também será um dos 14 do Estado a ser contemplado com um caminhão frigorífico, câmara fria, além de um kit com freezer, computador, mesas, cadeiras, balanças eletrônicas, entre outros”.

Outra boa notícia foi a transformação da Unirg, de Centro Universitário em Universidade de Gurupi. Após realizar todos os estudos de viabilidade, o Conselho Estadual de Educação aprovou e o governador Mauro Carlesse assinou o decreto do recredenciamento da instituição junto ao Sistema Estadual de Ensino e a sua transformação em universidade.

Com a transformação em universidade, a Unirg passará a gozar do mesmo status de outras instituições, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistando mais autonomia em termos de pesquisa e extensão, além de possibilitar a abertura de novas unidades e mais cursos em todo o Estado.

“Se fizemos isso tudo em apenas três meses, imagina o que faremos em quatro anos. Vou destravar as obras e levar desenvolvimento para todas as regiões do Estado”, concluiu.

Presentes

Estiveram presentes o candidato a vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o candidato a senador da Coligação Governo de Atitude, Eduardo Gomes (SD), a candidata à reeleição Josi Nunes (Pros) e o candidato a deputado estadual Junior Veras (PHS).