Visando melhorar o desempenho dos alunos, o Colégio da Polícia Militar Unidade I oferece aulas de música duas vezes na semana no contra turno como atividade extracurricular não obrigatória. As aulas são ministradas pelo tenente Fábio Alves Ribeiro, músico Trombonista da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins.

Segundo o tenente Alves, estão sendo obtidos muitos resultados positivos, reflexo do trabalho na escola. “Essas aulas refletem na vida escolar do aluno, proporciona abertura dos canais sensoriais e facilita a expressão das emoções, além de  ampliar a cultura e contribuir no aprendizado do aluno”, afirma Alves.

Para colocar em prática essas habilidades desenvolvidas, a escola, ao longo do ano, promove diversos eventos culturais, onde eles podem demonstrar o amplo repertório musical aprendido. Devido o desempenho, também são convidados a fazerem apresentações em outras Instituições. “As aulas também são estendidas para todos funcionários do colégio e seus filhos”, acrescenta o professor.

Ações como esta, somada a uma série de outras condutas adotadas, tem contribuído para os excelentes resultados alcançados. Em 2017, o colégio obteve, entre as escolas estaduais da capital, a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), se igualando aos índices dos países desenvolvidos.