Com a finalidade de garantir maior segurança para o público que frequenta o complexo do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a equipe técnica da Fundação Cultural de Palmas (FCP) participou nesta quinta-feira, 16, de mais uma capacitação sobre Prevenção e Combate de Incêndio, ministrada pelo Corpo de Bombeiros. Realizada anualmente, a capacitação é uma das etapas que garante a Renovação da Certidão de Regularidade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Na capacitação, com aulas teóricas e práticas, os servidores aprendem táticas de como agir em situações emergenciais, como em caso de incêndios.  O subtenente do Corpo de Bombeiros, Aguinaldo Silveira, explica que o curso tem a finalidade de “habilitar civis, dentro da instituição, para agir em caso de necessidade de combater um princípio de incêndio, ou prestar os primeiros socorros a pessoas que estejam no local”. Além do combate a incêndio, a capacitação contou ainda com princípios básicos de primeiros socorros.

O Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico prevê capacitação obrigatória aos funcionários ou servidores de um prédio, para que formem a brigada de incêndio para combate e primeiros socorros em área pré-estabelecida.

Brigadas

Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de exercícios de simulação, entre outras funções.