Sabemos que o mercado de trabalho não apenas no Brasil, mas em muitos outros países está ficando cada vez mais exigente. Quem não tiver um diferencial na manga poderá ficar fora do mercado e terá sua vida profissional muito mais difícil. Certamente, o mundo está passando por um processo de globalização a olhos vistos e os idiomas são extremamente importantes para que todos possam ter uma comunicação perfeita e consequentemente obter sucesso em seus empreendimentos.

Quais são os idiomas mais exigidos no mercado de trabalho no Brasil?

Claro que o inglês é o carro chefe, sendo esta a língua mais ensinada nas escolas de idiomas e a procura por professores particulares só aumenta no dia a dia. Há diversas plataformas online onde você poderá encontrar ótimos professores que poderão te ensinar via Skype também. A maioria das indústrias no país tem o inglês como o primeiro idioma e qualquer contratação que ocorra, na entrevista o empregador quer saber do nível de inglês do candidato. Se ele tiver apenas o básico ficará muito mais difícil uma colocação profissional.

Exige-se pelo menos o nível intermediário para começar e de preferência, o candidato precisa ter um inglês fluente. Tudo isso é observado no dia a dia profissional do funcionário, pois, ele participará de conference calls, receber visitas de estrangeiros entre outras atividades.

Além do inglês, o francês, o espanhol e o japonês são essenciais para qualquer profissional devido a globalização. Professores de japonês são importantes devido ao grau de dificuldade de aprendizado da língua e estas plataformas são úteis para todos. Há diversas empresas asiáticas e nem todo japonês fala inglês, portanto, faz-se necessário aprender o idioma.

O espanhol é outro idioma importante devido ao Mercosul. O Brasil tem fortes ligações com a Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e outros países da América do Sul, sendo assim é essencial ter este idioma em sua vida.

Quando pensamos em aprender idiomas, devemos pensar em turismo também. É muito bom viajar e falar com fluência com os  nativos. Se você for a Espanha e falar espanhol sua experiência será muito mais rica. Que tal ir ao cinema e entender tudo que os atores falam? É uma ótima oportunidade para a sua motivação em aprender mais e mais.

Japão é um país fascinante e vale a pena conhecer a cultura deles e sua experiência ficará muito melhor se você aprender o idioma com mais qualidade. Ficamos curiosos para conhecer o que eles comem e bebem, fazer compras, entre outras situações interessantes.

O francês é outro idioma forte no país e há boas escolas que ensinam esta língua. Certamente um dia você irá a Paris e poderá visitar os pontos turísticos mais importantes do mundo. Aprenda o idioma deles e tudo ficará mais fácil.

Como podemos ver, aprender idiomas é sempre um prazer seja para o lado profissional, mas também para o lado pessoal. Não perca tempo! Invista em você mesmo aprendendo todos estes idiomas importantes para sua vida ainda hoje!