Resumidamente após a fecundação do óvulo, o organismo passa a produzir a gonadotrofina cariônica humana que é conhecida como HCG. A cada 48 e 72 horas, a quantidade dessa substância aumenta, ocorre o atraso menstrual e já é possível detectar uma gravidez por meio de um teste.

Mas quando realizar o teste?

Para se ter um resultado mais preciso, o ideal é que o exame beta HCG seja realizado por volta de 2 a 5 dias de atraso menstrual. Antes desse período, a concentração do hormônio da gravidez está muito baixa no organismo, o que dificulta a comprovação da gestação.

Mulheres que estão na tentativa de uma gestação e que têm ciclo regular e conhecimento do período de ovulação, podem realizar o teste entre 6,7 dias depois do período fértil.

Pesquisa realizada pelo portal Trocando Fraldas com 10 mil mulheres mostrou que 71% recorrem ao teste de farmácia para saber se estão grávidas.

Mas será que estes testes são mesmo confiáveis?

Os laboratórios que fabricam os produtos ressaltam que a eficácia fica entre 95% e 99%, por isso, o ideal para um resultado eficaz é respeitar as indicações prescritas na bula dos produtos.

Hoje em dia no mercado, existem testes de gravidez que conseguem dar um resultado preciso após 1 dia de atraso menstrual. Mas para a realização de qualquer tipo de teste, o ideal é que a mulher o faça com a primeira urina do dia, que teria a maior concentração de HCG. Não é recomendado beber muita água antes do teste, porque ocorre a diluição do hormônio no sangue, impossibilitando a detecção.