Curtir
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr

A Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017) promove o Feirão de Touros do programa Pró-genética, no Pavilhão da Pecuária. No feirão participa 120 animais de diversas raças altamente produtivos na produção de carne e leite, e ocorre no dia 11, das 9h às 18h. A Agrotins teve início nesta terça-feira, 9, encerra neste sábado, 13, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, saída para Porto Nacional.

O feirão conta com animais de corte e leite registrados pelo Pró-Genética, sendo bovino de corte: Guzerá, Nelore, Tabapuã e, o gado de leite com alta produtividade, o Gir e Girolando. Os animais são PO (Puro de Origem), possuem Registro Genealógico Definitivo (inspecionado pela ABCZ), idade de 18 a 42 meses, exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e tuberculose.

Para a diretora de Política para Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim, o Tocantins, atualmente, é referência no incentivo a produção genética em gado de corte e leite, proporcionando a democratização da genética animal ao médio e pequeno produtor.   “O feirão de touro mostra que o Tocantins avançou na produção genética em bovinos altamente produtivos, contribuindo para o aumento da produção bovina e, consequentemente, a melhoria da qualidade da carne e leite no Estado”, ressaltou.

Linha de crédito

No feirão, os produtores interessados em comprar os animais podem contar com linhas de créditos disponíveis pelos agentes financeiros Banco do Brasil e Banco da Amazônia. O preço do animal é vendido de acordo com o peso, carcaça, raça e idade. O animal é de 40 a 60 arrobas, variando o preço entre R$ 7 mil a R$ 9 mil.

Pró-Genética

O Pró-Genética é um programa concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apoiado pela Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), apoiado pelos municípios e tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, por meio da utilização de touros com potencial genético.

Curtir
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr